10.18.2009

Novo espetáculo, novas caras

Foto: Samara Fragoso

Seis meses depois da última temporada, e após a partida de 3 integrantes, Landa de Mendonça, Stéfano Paixão e Thales Branche, que foram desenvolver projetos em outros estados, o Grupo Verbus – A poesia se fez carne, agora, somente com Armando Mendonça, Carlos Vera Cruz e Felipe Cordeiro, convida cinco artistas paraenses, Ana Nunes, Luiza Braga, Adelaide Teixeira, Raquel Leão e Gláfira Lobo, para integrarem seu novo espetáculo: Clichê Maldito.















Foto: Alan Soares

Clichê Maldito personifica a poesia maldita e a poesia marginal. Com obras que vão desde Rimbaud, Artaud e Baudelaire, passando por Augusto dos Anjos, Ferreira Goulart, Paulo Leminsk, Caio Fernando Abreu, até chegar à poesia urbana de Belém, com Pedro Viana, Dand M. e Edyr Augusto Proença, dentre outros autores.

Dessa vez, Verbus não se limita somente à poesia, ampliando o leque de possibilidades dramatúrgicas a trechos de contos, romances e até mesmo peças, como no caso de Hamlet de Shakespeare. Sempre embalados pela música.

Outro diferencial de Clichê Maldito é o repertório. O grupo procurou não só selecionar o que há de maldito dentro da música popular brasileira, mas também resignificar músicas nas quais identificava temática ou atitude maldita. Para Verbus, Asa Branca, do imortal Luiz Gonzaga, também pode ser maldita.

Divido em blocos, o espetáculo traz à tona temas como o Existencialismo, Revolta e Luta, Sexo e Fazer Marginal. No entanto, o espetáculo não deixa de cantar a vida e a poesia em momento algum, como é característica do Verbus. O próprio uso da palavra “clichê” no título já desmistifica a concepção do sombrio nessa montagem, que não se prende a figurinos e interpretações nebulosas, o que corriqueiramente é associado a esse tipo de poesia. Nesse espetáculo, o Maldito e o Marginal estarão personificados na poesia, na música, no que se é falado e cantado, e não em estereótipos.


Foto: Samara Fragoso.

Com direção musical de Felipe Cordeiro e direção cênica de Carlos Vera Cruz, Verbus – Clichê Maldito fez sua estréia dia 09 de outubro, no Teatro da Paz, abrindo o show do cantor e compositor Paulinho Moska.