11.03.2008

Um ano de poesia e boêmia
Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar?
Drummond



Para comemorar um ano de existência, Verbus - A poesia se fez carne volta à boêmia de Belém, com o mesmo espetáculo poético-musical apresentado na estréia do grupo: Sobre o amor. O espaço escolhido é o aconchegante Boteco São Mateus.

Produzido em outubro de 2007, o espetáculo-poético musical aborda as diferentes visões do amor com um repertório composto de poesias de Vinícius de Moraes, Martha Medeiros, Afonso Romano de Santana, Carlos Drummond de Andrade, entrecruzadas com canções de Chico Buarque, Cartola, Fagner, Baden Powel, Elis Regina, dentre outros grandes nomes da música popular brasileira. Nessa temporada de aniversário, o leque das variadas formas de amar é ampliado e a surpresa fica pela inserção da loucura poética de Wally Salomão, corporificada pelo músico Felipe Cordeiro, e a "efetivação" do músico Armando Mendonça.

Verbus, depois de um tempo afastado dos bares, retorna com as suas principais características: a não utilização de um espaço cenográfico pré-definido e a ausência de personagens específicos, com codinome. Os espetáculos produzidos pelo grupo são peculiares justamente por se adequarem aos espaços encenados, bastando o uso do figurino apropriado. A intenção do Verbus é dar voz e corpo à poesia.

Sobre o grupo

Os atores Carlos Vera Cruz, Stéfano Paixão, Landa de Mendonça, Thales Branche e os dois novos integrantes: Armando Mendonça e Felipe Cordeiro são a corporificação da poesia no grupo “Verbus A poesia se fez carne”. Com uma proposta poético-musical, os atores e músicos interpretam e cantam poesias, num confronto de estilos e períodos diferentes. E assim, a cada espetáculo o grupo dialoga poesia e música de forma bastante peculiar e intimista, o que permite a cada artista o empréstimo do seu “eu-lírico” à poesia, e conseqüentemente, a multiplicação das interpretações, dos poetas e das obras.

Ficha técnica
Elenco: Carlos Vera Cruz, Felipe Cordeiro, Stéfano Paixão, Armando Mendonça, Landa de Mendonça e Thales Branche.
Produção: Carol Gama.
Fotografia: Laíza Lemos e Paulo Vasconcelos


Serviço
“Sobre o amor”, todas as quartas de novembro, às 22h, no Boteco São Mateus, Travessa Padre Eutíquio, 606.